O que é cirurgia?
É a remoção do elemento dentário. Existem diversos tipos de cirurgias (exodontia) tais como:
- Exodontia incluso:Um dente impactado ou incluso é aquele que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dental, dentro do tempo esperado.
- Exodontia Raiz:Remoção de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presos à gengiva.
- Exodontia Simples:Extração de dentes que erupcionaram normalmente.
- Hiperplasia:Aparecem na cavidade bucal provocadas por um trauma crônico, na forma de nódulos, que muitas vezes apresentam sintomatologia dolorosa. Estas lesões são removidas cirurgicamente.
- Biopsia:A biopsia ou biópsia é um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório.
- Regularização do Rebordo:Também chamada de alveoloplastia. É a excisão de uma parte do processo alveolar. Deve ser realizada para corrigir irregularidades do rebordo alveolar residual e prepará-lo para a instalação de uma prótese.
- Frenectomia:Remoção de inserções musculares que possam estar atrapalhando o posicionamento de dentes ou confecções de próteses só que diretamente relacionadas ao músculo que faz as inserções labiais ou linguais.
Por que realizar esse tratamento?
É importante realizar os procedimentos cirúrgicos acima citados para evitar alguns problemas sérios como, por exemplo, a formação de cistos, tumores e infecções. Em estágio acelerado esses problemas podem causar distúrbios sistêmicos muito graves.
Como será meu tratamento?
Cada cirurgia tem um procedimento específico. Todas são um desafio para o cirurgião dentista porque requer não só a anestesia local profunda, a fim de prevenir dor durante a cirurgia, como também o controle da ansiedade do paciente.