fbpx

O que é prótese removível?

Trata-se de uma armação metálica na qual são incrustados dentes artificiais. Embora removível, ela é seguramente acoplada à boca por meio de grampos que enlaçam os dentes naturais adjacentes e, ainda, por meio de apoio gengival.

As próteses removíveis podem ser definitivas e provisórias. Nas definitivas temos a presença de uma estrutura metálica com grampos e apoios e na prótese provisória temos basicamente resina acrílica.

 

Por que realizar esse tratamento?

O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estática, fonética e mastigação. Repõe ou restauram de forma indireta os dentes ausentes ou perdidos.

Como será meu tratamento?

Sua confecção se inicia através da moldagem das arcadas dentárias. Tais modelos são montados em articuladores profissionais para a montagem dos dentes de maneira que respeite a oclusão (mordida) do paciente. Os dentes utilizados são feitos em resina acrílica especial. Após algumas sessões clínicas são necessárias para a confecção dessa prótese o envio dos moldes para o técnico em próteses dentárias (protótipo), para confecção da armação metálica. Após o recebimento da armação metálica, será realizada uma consulta para instalação e ajuste da armação metálica, para incluir os dentes definitivos e fazer os ajustes finais. Após o recebimento da armação metálica, será realizada uma consulta para instalação e ajuste da armação metálica para incluir os dentes definitivos e fazer os ajustes finais. É importante ressaltar que a ponte móvel tem uma durabilidade curta e pode apresentar instabilidade, dessa forma a colocação da prótese definitiva é fundamental para o sucesso do tratamento.

 

 

Alguns cuidados após a instalação da prótese removível:

  • O período de adaptação com a nova prótese é muito importante, você terá que reaprender a falar e se alimentar, evite alimentos muito duros ou carnes com muitas fibras.
  • Muito importante é que a prótese não lhe machuque, é comum você ter que voltar no seu dentista, no mínimo umas duas vezes, para realizar determinados ajustes: não ponha a culpa no seu dentista.
  • Quando fora da boca, guarde sua prótese num recipiente com água, ela foi feita para ficar em ambiente úmido, caso contrário ela poderá ressecar e fraturar facilmente.
  • Higienize diariamente sua prótese, com uma escova dental macia também indicamos massagear a gengiva e o palato para promover a circulação sanguínea e renovar placas bacterianas aderidas à mucosa.

 

 

 

Risco de não realizar o tratamento?

A não reposição de dentes perdidos pode acarretar uma série de complicações, entre as quais:

  • Modificação na mordida.
  • Desconforto na articulação.
  • Desequilíbrio dos dentes e articulações temporomandibulares.
  • Problemas estáticos.
  • Perda da auto-estima.
  • Problemas digestivos.

MARQUE AQUI SUA AVALIAÇÃO